quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Plano anual de ensino 8º ano

Plano de Ensino – Matemática: 8º ano

Plano de ensino


I- IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB

8º ano

Matemática

Professor Michelsch João da Silva

II – JUSTIFICATIVA

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.

Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;

III – OBJETIVOS

*Geral

Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos

Ÿ resolver problemas;

Ÿ compreender conceitos e procedimentos matemáticos;

Ÿ desenvolver formas de raciocínio matemático;

Ÿ desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;

Ÿ estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;

Ÿ comunicar-se usando linguagem matemática;

Ÿ manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;

Ÿ valorizar o conhecimento matemático;

Ÿ desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;

Ÿ iniciar uma educação tecnológica;

Ÿ resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º trimestre

01 – Diferentes escritas dos números

1.1 – Porcentagem e informação

1.2 – Cálculo de porcentagem

1.3 – Frações e medidas

02 – No caminho das potências e raízes

2.1 – A potenciação e suas propriedades

03 – Um grande encontro: álgebra e geometria

3.1 – Os quatro cantos

3.2 – Vamos aprender álgebra

3.3 – Cálculo algébrico com geometria

3.4 – Monômios

3.5 – Polinômios

3.6 – Valor numérico de uma expressão algébrica

04 – Problema do X

4.1 – Incógnitas

4.2 – Produtos notáveis

*2º trimestre

05 – Fatoração: desmanchando o produto

5.1 – Fatoração: desmanchando o produto

06 – Frações algébricas: uma generalização das frações numéricas

6.1 – Frações algébricas... Para quê?

6.2 – Mínimo múltiplo comum

07 – Equações fracionárias

7.1 – Velocidade como fração algébrica

7.2 – Resolução de equações literais

7.3 – Resolução de equação fracionária literais

08 – Descoberta do valor das letras

8.1 – Resolução de sistemas pelo método da substituição

09 – Se representar... O que aparece?

9.1 – Plano cartesiano

*3º trimestre

10 – Na dança da geometria, a álgebra é seu par

10.1 – Ângulos

10.2 – Geometria dos mosaicos

10.3 – Ângulos, retas e polígonos

11 – Formas da vida

11.1 – Classificação do que vemos

11.2 – Unidades de área

12 – Descoberta de novas simetrias

12.1 – Simetria

13 – Demonstração geométrica

13.1 – Triângulos

13.2 – Demonstração das propriedades do triângulo

13.3 – Outros elementos do triângulo

14 – Circulando

14.1 – Circunferência: ângulos e partes

14.2 – Circunferências que se cruzam

14.3 – Ângulos na circunferência

14.4 – Setores da vida

15 – Dados estatísticos para quê?

15.1 – Estatística

15.2 – Medidas de tendência central

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Técnicas

Ÿ aulas expositiva e dialogada

Ÿ atendimentos e observações individuais e coletivas

Ÿ discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática

Ÿ utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos

Ÿ quadro e giz

Ÿ lousa digital

Ÿ artigos

Ÿ material impresso/xerocado

Ÿ cartolina/papel cartão, cola e tesoura

Ÿ Sala de informática/internet

Ÿ Apostila

Ÿ Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:

· 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;

· Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;

· Nota de participação que contemplará freqüência, deveres, respeito e participação;

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.

Professor Michelsch

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