quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Plano de Ensino – Matemática: 9º ano

Plano de ensino


I- IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB

9º ano

Matemática

Professor Michelsch João da Silva

II – JUSTIFICATIVA

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.

Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;

III – OBJETIVOS

*Geral

Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos

Ÿ resolver problemas;

Ÿ compreender conceitos e procedimentos matemáticos;

Ÿ desenvolver formas de raciocínio matemático;

Ÿ desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;

Ÿ estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;

Ÿ comunicar-se usando linguagem matemática;

Ÿ manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;

Ÿ valorizar o conhecimento matemático;

Ÿ desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;

Ÿ iniciar uma educação tecnológica;

Ÿ resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º trimestre

01 – Conjuntos Numéricos: uma grande organização

1.1 – Organização dos números

1.2 – É irracional

02 – Números: do micro ao macro

2.1 – Números escritos na forma reduzida

2.2 – Sistema decimal de medidas

2.3 – Potenciação

2.4 – Radiciação

03 – Álgebra e geometria

3.1 – Equação da álgebra

3.2 – Equações biquadradas

*2º trimestre

04 – O X da questão

4.1 – Equações irracionais

05 – Entre dois extremos

5.1 – Intervalos

06 – Função tem função?

6.1 – O que são funções?

6.2 – Representação de função

6.3 – Grandezas e funções

07 – Matemática tem função

7.1 – Funções, parábolas e outras coisas...

7.2 – Cálculo algébrico das coordenadas do vértice de uma parábola e construção do gráfico da função do 2º grau

7.3 – Concavidade da parábola e seu ponto de máximo ou de mínimo

7.4 – Análise do sinal da função do 2º grau

08 – Semelhanças e diferenças

8.1 – Parecido, mas não igual...

8.2 – Semelhanças

8.3 – Triângulos semelhantes

*3º trimestre

09 – Um certo teorema: Pitágoras

9.1 – Entendo o teorema

9.2 – Descubra teoremas

10 – Razões dos triângulos

10.1 – Triângulos e distâncias

11 – Polígonos regulares

11.1 – Triângulos equiláteros

11.2 – Quadrado

11.3 – Hexágono regular

12 – Rodas da vida

12.1 – Circunferência

12.2 – Comprimento da circunferência

12.3 – Círculo

12.4 – Setor e segmento circular

13 – Um mundo de formas retilíneas e arredondadas

13.1 – Sólidos geométricos

13.2 – Prismas regulares

13.3 – Cilindro

14 – Matemática por trás da informação

14.1 – Dados da pesquisa

14.2 – Amostras

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS


*Técnicas

Ÿ aulas expositiva e dialogada

Ÿ atendimentos e observações individuais e coletivas

Ÿ discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática

Ÿ utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos

Ÿ quadro e giz

Ÿ lousa digital

Ÿ artigos

Ÿ material impresso/xerocado

Ÿ cartolina/papel cartão, cola e tesoura

Ÿ Sala de informática/internet

Ÿ Apostila

Ÿ Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


Os instrumentos de avaliação serão diversificados:

· 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;

· Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;

· Nota de participação que contemplará freqüência, deveres, respeito e participação;

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.

Professor Michelsch

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