quinta-feira, 14 de abril de 2011
Planejamento abril - 7º ano
Professor: Michelsch João da Silva
7° ano – vespertino – matemática
Tema
Potências
Raízes
Conteúdo
Potências e propriedades
Operações com potências
Radicais e propriedades
Operações com radicais
Objetivo
- resolver potências
- aplicar propriedades de potências
- operar com potências
- resolver expressões numéricas com potências
- relacionar o conteúdo de potências com as demais áreas do conhecimento
- calcular raízes exatas
- operar com radicais
- determinar raízes de números negativos
- problematizar o conteúdo e relacioná-los com outros conteúdos
Desenvolvimento
- lenda do surgimento do xadrez
- notas explicativas
- tabelas explicativas
- tabelas numéricas
Recursos
• aula expositiva-dialogada
• atividades individuais
• atividades em dupla ou grupos
• lousa digital
Tarefas
Páginas 50 e 51 – atividades 01 a 05
Páginas 52 a 54 – atividades 01 a 04
Páginas 55 a 57 – atividades 01 a 09
Páginas 58 e 59 – atividades 01 a 05
Página 61 – atividades 01 a 04
Páginas 62 a 64 – atividades 01 a 10
Avaliações
- participação
- resolução de exercícios
Prof Michelsch!!!
Planejamento abril - 8º ano
Professor: Michelsch João da Silva
8° ano – vespertino – matemática
Tema
Geometria
Polinômios
Conteúdo
Quadriláteros
Monômios
Polinômios
Objetivo
- diferenciar paralelogramos de trapézios
- aplicar geometria em situações cotidianas
- resolver problemas envolvendo geometria
- deduzir fórmulas para cálculo de áreas e perímetros de figuras planas
- diferenciar monômios de polinômios
- operar com monômios e polinômios
- relacionar o conteúdo de polinômios com situações cotidianas
- problematizar o conteúdo, relacionando-os com outras áreas do conhecimento
- determinar o valor numérico de uma expressão algébrica
Desenvolvimento
- notas explicativas
- relatos históricos
- tabelas de preços
Recursos
• aula expositiva-dialogada
• atividades individuais
• atividades em dupla ou grupos
• lousa digital
Tarefas
Página 46 – atividades 01 e 02
Páginas 47 a 49 – atividades 01 a 06
Páginas 51 e 52 – atividades 01 e 02
Páginas 54 e 55 – atividades 01 a 03
Página 56 – atividades 01 a 03
Páginas 57 a 60 – atividades 01 a 03
Páginas 61 e 62 – atividades 01 a 03
Páginas 67 e 68 – atividades 01 a 04
Páginas 69 a 72 – atividades 01 a 12
Avaliações
- participação
- resolução de exercícios
Prof Michelsch!!!
Planejamento abril - 9º ano
Professor: Michelsch João da Silva
9° ano – vespertino – matemática
TemaRadicais
Equações do 2° grau
Conteúdo Radicais e propriedades
Operações com radicais
Equações incompletas e completas do 2° grau
Equações biquadradas
Objetivo - calcular raízes exatas e não exatas
- operar com radicais
- racionalizar radicais
- relacionar as equações do 2° grau à geometria
- determinar as raízes de equações do 2° grau sem fórmulas
- utilizar Fórmula de Bháskara para calcular raízes de equações do 2° grau completas
- trabalhar situações cotidianas envolvendo equações do 2° grau
- diferenciar e resolver equações biquadradas
Desenvolvimento - notas sobre curiosidades científicas
- fragmentos de reportagens científicas
- notas explicativas
- biografia de matemáticos famosos
Recursos • aula expositiva-dialogada
• atividades individuais
• atividades em dupla ou grupos
• lousa digital
Tarefas Página 28 – atividades 01 e 02
Página 30 – atividades 01 a 04
Página 31 – atividades 01 e 02
Páginas 32 e 33 – atividades 01 a 04
Páginas 40 a 42 – atividades 05 a 13
Páginas 44 a 47 – atividades 01 a 07
Páginas 50 a 52 – atividades 01 a 03
Páginas 52 a 55 – atividades 01 a 06
Páginas 56 a 58 – atividades 01 a 07
Avaliações - participação
- resolução de exercícios
- postagens no blog da turma com dúvidas, questionamentos ou sugestões
Prof Michelsch!!!
quarta-feira, 2 de março de 2011
Planejamento março - 7º ano
Data: 01/03 a 31/03
Professor: Michelsch João da Silva
7º ano – vespertino – matemática – 20 aulas
Tema
Operações com números inteiros
Gráficos e multiplicação de números inteiros
Conteúdo
Operação com números inteiros
- adição de números inteiros
- propriedades da adição de números inteiros
- adição de três ou mais números inteiros
- notação simplificada da adição de números inteiros
- subtração de números inteiros
- adição algébrica
- a reta numérica e os gráficos
- multiplicação dos números inteiros
- divisão dos números inteiros
Objetivo
- reconhecer um número inteiro
- adicionar números inteiros
- utilizar das propriedades para facilitar a adição de números inteiros
- subtrair números inteiros
- comparar dois números inteiros
- analisar gráficos
- construir gráficos
- multiplicar dois números inteiros
- resolver expressões numéricas
Desenvolvimento
- tabelas (de propriedades matemáticas, de temperatura, etc.)
- notas de curiosidades científicas
- notas explicativas
- fragmentos de reportagens
- imagens
- gráficos de colunas
Recursos
• aula expositiva-dialogada
• atividades individuais
• atividades em dupla ou grupos
Tarefas
Páginas 19 e 20 – atividades 01 a 05
Páginas 22 e 23 – atividades 01 a 06
Páginas 25 e 26 – atividades 01 e 02
Páginas 27 a 30 – atividades 01 a 05
Páginas 31 a 34 – atividades 01 a 03
Páginas 37 a 39 – atividades 01 a 06
Páginas 40 – atividades 01 e 02
Páginas 41 e 42 – atividades 01 ao 05
Páginas 42 e 43 – atividade 01
Páginas 45 e 46 – atividades 01 ao 04
Avaliações
- participação
- resolução de exercícios
- 18/03 - atividade de consulta e em dupla
Prof Michelsch!!!
planejamento março - 8º ano
Data: 01/03 a 31/03
Professor: Michelsch João da Silva
8º ano – vespertino – matemática – 20 aulas
Tema
No caminho das potências e raízes
Conteúdo
A potenciação e suas propriedades
- a potência tem suas propriedades
- potência de potência
- potência na geometria
- raiz quadrada aproximada
- um novo expoente
Objetivo
- Calcular potências
- Resolver problemas com expoentes negativos
- Desenvolver as propriedades de potências
- Calcular potências na geometria
- Reconhecer e resolver problemas utilizando o teorema de Pitágoras
- Calcular potencias com expoente fracionário
Desenvolvimento
- narrativa ficcional
- notas explicativas
- gráficos de setores ilustrando
Recursos
• aula expositiva-dialogada
• atividades individuais
• atividades em dupla ou grupos
Tarefas
Páginas 20 a 22 – atividades 01 a 06
Páginas 24 a 28 – atividades 01 a 09
Páginas 28 a 30 – atividades 01 a 07
Páginas 33 e 34 – atividades 01 a 03
Páginas 34 a 36 – atividades 01 a 03
Páginas 37 e 38 – atividades 01 a 05
Páginas 39 a 41 – atividades 01 a 06
Páginas 41 a 44 – atividades 01 a 14
Avaliações
- participação
- resolução de exercícios
- 17/03 - atividade de pesquisa em dupla
Prof Michelsch!!!
planejamento março - 9º ano
Data: 15/03 a 31/03
Professor: Michelsch João da Silva
9º ano – vespertino – matemática – 20 aulas
Tema
Números: do micro ao macro
Conteúdo
- Números escritos na forma reduzida
- Sistema de medidas
- Potenciação
- Radiciação
- Simplificação de radicais
- operações com radicais
Objetivo
- Determinar a forma científica de um numero
- Diferenciar comprimento, área e volume
- transformar medidas de comprimento
- realizar medidas de área
- representar medidas de volume
- reconhecer potências
- operar com propriedades de potências
- resolver raízes
- simplificar radicais
- somar radicais
- subtrair radicais
- multiplicar radicais
- dividir radicais
Desenvolvimento
- narrativa ficcional
- notas explicativas
- gráficos de setores ilustrando
Recursos
• aula expositiva-dialogada
• atividades individuais
• atividades em dupla ou grupos
Tarefas
Páginas 12 e 14 – atividades 01 a 06
Página 16 – atividades 01 e 02
Páginas 20 e 21 – atividades 01 e 02
Páginas 22 a 24 – atividades 01 a 06
Páginas 25 a 27 – atividades 01 a 06
Página 28 – atividades 01 e 02
Página 30 – atividades 01 a 04
Página 31 – atividades 01 e 02
Páginas 32 e 33 – atividades 01 a 04
Páginas 34 a 36 – atividades 01 e 02
Páginas 39 ao 42 – atividades 01 ao 13
Avaliações
- participação
- resolução de exercícios
- 18/03 - atividade de pesquisa em dupla
Prof Michelsch!!!
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
planejamento fevereiro - 7° ano
Planejamento fevereiro 2011
Data: 21/02 a 28/02
Professor: Michelsch João da Silva
7º ano – vespertino – matemática – 05 aulas
Tema
Números com sinais
Conteúdo
Números em toda a parte
Conjunto dos números inteiros
Reta numérica
Antecessores e sucessores com números inteiros
Valor absoluto ou módulo
Números opostos ou simétricos
Comparação dos números inteiros
Objetivo
- Reconhecer o conjunto dos números inteiros
- Determinar a reta real com os números inteiros
- Estudar antecessores e sucessores nesse novo conjunto
- Mostrar o significado do valor absoluto ou módulo de um número inteiro
- Comparar números inteiros
Desenvolvimento
- relato histórico
- notas explicativas
- imagens
Recursos
- aula expositiva-dialogada
- atividades individuais
- atividades em dupla ou grupos
Tarefas
Páginas 03 e 04 – atividades 01 e 02
Páginas 06 a 08 – atividades 01 a 07
Páginas 10 e 11 – atividades 01 a 04
Páginas 12 e 13 – atividades 01 e 02
Ao fim do capítulo, fazer atividades do grupo fique ligado – páginas 13 e 14 – como revisão do conteúdo.
Avaliações
- participação
- resolução de exercícios
Prof Michelsch!!!