terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

planejamento fevereiro - 7° ano

Planejamento fevereiro 2011

Data: 21/02 a 28/02

Professor: Michelsch João da Silva

7º ano – vespertino – matemática – 05 aulas

Tema

Números com sinais

Conteúdo

Números em toda a parte

Conjunto dos números inteiros

Reta numérica

Antecessores e sucessores com números inteiros

Valor absoluto ou módulo

Números opostos ou simétricos

Comparação dos números inteiros

Objetivo

- Reconhecer o conjunto dos números inteiros

- Determinar a reta real com os números inteiros

- Estudar antecessores e sucessores nesse novo conjunto

- Mostrar o significado do valor absoluto ou módulo de um número inteiro

- Comparar números inteiros

Desenvolvimento

- relato histórico

- notas explicativas

- imagens

Recursos

- aula expositiva-dialogada

- atividades individuais

- atividades em dupla ou grupos

Tarefas

Páginas 03 e 04 – atividades 01 e 02

Páginas 06 a 08 – atividades 01 a 07

Páginas 10 e 11 – atividades 01 a 04

Páginas 12 e 13 – atividades 01 e 02

Ao fim do capítulo, fazer atividades do grupo fique ligado – páginas 13 e 14 – como revisão do conteúdo.

Avaliações

- participação

- resolução de exercícios

Prof Michelsch!!!

planejamento fevereiro - 8° ano

Planejamento fevereiro 2011

Data: 21/02 a 28/02

Professor: Michelsch João da Silva

8º ano – vespertino – matemática – 05 aulas

Tema

Diferentes escritas dos números

Conteúdo

Porcentagem e informação

Porcentagem e frações

Cálculo de porcentagens

Frações e medidas

Objetivo

- Reconhecer porcentagem como um número racional

- Determinar porcentagens como frações de denominadores centesimais

- Calcular porcentagens de valores

- Estudar frações como parte de um todo e como medida

Desenvolvimento

- submanchetes de jornal

- notas explicativas

- fragmentos de reportagem científica

- conta / fatura de água

- tabela (de dados, preços, etc.)

Recursos

• aula expositiva-dialogada

• atividades individuais

• atividades em dupla ou grupos

Tarefas

Páginas 04 a 06 – atividades 01 a 03

Páginas 08 a 12 – atividades 01 a 06

Páginas 13 e 14 – atividades 01 a 04

Ao fim do capítulo, fazer atividades do grupo fique ligado – páginas 15 a 18 – como revisão do conteúdo.

Avaliações

- participação

- resolução de exercícios

Prof Michelsch!!!

planejamento fevereiro - 9° ano

Planejamento fevereiro 2011

Data: 21/02 a 28/02

Professor: Michelsch João da Silva

9º ano – vespertino – matemática – 05 aulas

Tema

Conjuntos numéricos: uma grande organização


Conteúdo

Organização dos números

Números irracionais

Números reais

Objetivo

- Revisar os conjuntos numéricos

- Estabelecer relações entre os conjuntos dos números naturais, inteiros e racionais

- Reconhecer um novo conjunto numérico: irracionais

- Relacionar o conjunto dos reais com os demais conjuntos numéricos

Desenvolvimento

- relatos históricos

- tabelas

Recursos

• aula expositiva-dialogada

• atividades individuais

• atividades em dupla ou grupos

Tarefas

Páginas 02 a 04 – atividades 01 a 04

Páginas 05 e 06 – atividades 01 a 03

Ao fim do capítulo, fazer atividades do grupo fique ligado – páginas 07 a 10 – como revisão do conteúdo.

Avaliações

- participação

- resolução de exercícios

Prof Michelsch!!!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Plano de Ensino – Matemática: 9º ano

Plano de ensino


I- IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB

9º ano

Matemática

Professor Michelsch João da Silva

II – JUSTIFICATIVA

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.

Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;

III – OBJETIVOS

*Geral

Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos

Ÿ resolver problemas;

Ÿ compreender conceitos e procedimentos matemáticos;

Ÿ desenvolver formas de raciocínio matemático;

Ÿ desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;

Ÿ estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;

Ÿ comunicar-se usando linguagem matemática;

Ÿ manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;

Ÿ valorizar o conhecimento matemático;

Ÿ desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;

Ÿ iniciar uma educação tecnológica;

Ÿ resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º trimestre

01 – Conjuntos Numéricos: uma grande organização

1.1 – Organização dos números

1.2 – É irracional

02 – Números: do micro ao macro

2.1 – Números escritos na forma reduzida

2.2 – Sistema decimal de medidas

2.3 – Potenciação

2.4 – Radiciação

03 – Álgebra e geometria

3.1 – Equação da álgebra

3.2 – Equações biquadradas

*2º trimestre

04 – O X da questão

4.1 – Equações irracionais

05 – Entre dois extremos

5.1 – Intervalos

06 – Função tem função?

6.1 – O que são funções?

6.2 – Representação de função

6.3 – Grandezas e funções

07 – Matemática tem função

7.1 – Funções, parábolas e outras coisas...

7.2 – Cálculo algébrico das coordenadas do vértice de uma parábola e construção do gráfico da função do 2º grau

7.3 – Concavidade da parábola e seu ponto de máximo ou de mínimo

7.4 – Análise do sinal da função do 2º grau

08 – Semelhanças e diferenças

8.1 – Parecido, mas não igual...

8.2 – Semelhanças

8.3 – Triângulos semelhantes

*3º trimestre

09 – Um certo teorema: Pitágoras

9.1 – Entendo o teorema

9.2 – Descubra teoremas

10 – Razões dos triângulos

10.1 – Triângulos e distâncias

11 – Polígonos regulares

11.1 – Triângulos equiláteros

11.2 – Quadrado

11.3 – Hexágono regular

12 – Rodas da vida

12.1 – Circunferência

12.2 – Comprimento da circunferência

12.3 – Círculo

12.4 – Setor e segmento circular

13 – Um mundo de formas retilíneas e arredondadas

13.1 – Sólidos geométricos

13.2 – Prismas regulares

13.3 – Cilindro

14 – Matemática por trás da informação

14.1 – Dados da pesquisa

14.2 – Amostras

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS


*Técnicas

Ÿ aulas expositiva e dialogada

Ÿ atendimentos e observações individuais e coletivas

Ÿ discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática

Ÿ utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos

Ÿ quadro e giz

Ÿ lousa digital

Ÿ artigos

Ÿ material impresso/xerocado

Ÿ cartolina/papel cartão, cola e tesoura

Ÿ Sala de informática/internet

Ÿ Apostila

Ÿ Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


Os instrumentos de avaliação serão diversificados:

· 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;

· Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;

· Nota de participação que contemplará freqüência, deveres, respeito e participação;

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.

Professor Michelsch

Plano anual de ensino 8º ano

Plano de Ensino – Matemática: 8º ano

Plano de ensino


I- IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB

8º ano

Matemática

Professor Michelsch João da Silva

II – JUSTIFICATIVA

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.

Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;

III – OBJETIVOS

*Geral

Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos

Ÿ resolver problemas;

Ÿ compreender conceitos e procedimentos matemáticos;

Ÿ desenvolver formas de raciocínio matemático;

Ÿ desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;

Ÿ estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;

Ÿ comunicar-se usando linguagem matemática;

Ÿ manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;

Ÿ valorizar o conhecimento matemático;

Ÿ desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;

Ÿ iniciar uma educação tecnológica;

Ÿ resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º trimestre

01 – Diferentes escritas dos números

1.1 – Porcentagem e informação

1.2 – Cálculo de porcentagem

1.3 – Frações e medidas

02 – No caminho das potências e raízes

2.1 – A potenciação e suas propriedades

03 – Um grande encontro: álgebra e geometria

3.1 – Os quatro cantos

3.2 – Vamos aprender álgebra

3.3 – Cálculo algébrico com geometria

3.4 – Monômios

3.5 – Polinômios

3.6 – Valor numérico de uma expressão algébrica

04 – Problema do X

4.1 – Incógnitas

4.2 – Produtos notáveis

*2º trimestre

05 – Fatoração: desmanchando o produto

5.1 – Fatoração: desmanchando o produto

06 – Frações algébricas: uma generalização das frações numéricas

6.1 – Frações algébricas... Para quê?

6.2 – Mínimo múltiplo comum

07 – Equações fracionárias

7.1 – Velocidade como fração algébrica

7.2 – Resolução de equações literais

7.3 – Resolução de equação fracionária literais

08 – Descoberta do valor das letras

8.1 – Resolução de sistemas pelo método da substituição

09 – Se representar... O que aparece?

9.1 – Plano cartesiano

*3º trimestre

10 – Na dança da geometria, a álgebra é seu par

10.1 – Ângulos

10.2 – Geometria dos mosaicos

10.3 – Ângulos, retas e polígonos

11 – Formas da vida

11.1 – Classificação do que vemos

11.2 – Unidades de área

12 – Descoberta de novas simetrias

12.1 – Simetria

13 – Demonstração geométrica

13.1 – Triângulos

13.2 – Demonstração das propriedades do triângulo

13.3 – Outros elementos do triângulo

14 – Circulando

14.1 – Circunferência: ângulos e partes

14.2 – Circunferências que se cruzam

14.3 – Ângulos na circunferência

14.4 – Setores da vida

15 – Dados estatísticos para quê?

15.1 – Estatística

15.2 – Medidas de tendência central

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Técnicas

Ÿ aulas expositiva e dialogada

Ÿ atendimentos e observações individuais e coletivas

Ÿ discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática

Ÿ utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos

Ÿ quadro e giz

Ÿ lousa digital

Ÿ artigos

Ÿ material impresso/xerocado

Ÿ cartolina/papel cartão, cola e tesoura

Ÿ Sala de informática/internet

Ÿ Apostila

Ÿ Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:

· 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;

· Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;

· Nota de participação que contemplará freqüência, deveres, respeito e participação;

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.

Professor Michelsch

Plano anual de ensino 7º ano

Plano de Ensino – Matemática: 7º ano
Plano de ensino

I- IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB
7º ano
Matemática
Professor Michelsch João da Silva

II – JUSTIFICATIVA

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;

III – OBJETIVOS

*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos
 resolver problemas;
 compreender conceitos e procedimentos matemáticos;
 desenvolver formas de raciocínio matemático;
 desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;
 estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
 comunicar-se usando linguagem matemática;
 manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;
 valorizar o conhecimento matemático;
 desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;
 iniciar uma educação tecnológica;
 resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º trimestre

01 – Números com sinais
1.1 – Números em toda a parte
1.2 – Conjunto dos números inteiros
1.3 – Sucessores e antecessores de um número inteiro

02 – Operações com números inteiros
2.1 – Adição de números inteiros

03 – No jogo das potências e raízes
3.1 – Descobrindo a quantidade de grãos
3.2 – Radiciação: o inverso da potenciação

04 – Números que representam partes
4.1 – Representação de frações
4.2 – Conjunto dos números racionais

*2º trimestre

05 – Operações com números racionais
5.1 – Adição algébrica no conjunto dos números racionais
5.2 – Multiplicação no conjunto dos números racionais
5.3 – Divisão no conjunto dos números racionais
5.4 – Potenciação no conjunto dos números racionais
5.5 – Radiciação no conjunto dos números racionais

06 – Letras para quê?
6.1 – Linguagem matemática
6.2 – Equações do 1º grau com uma variável
6.3 – Situações-problema envolvendo equações

07 – Com a geometria na pele
7.1 – Triângulos e ângulos
7.2 – Quadriláteros e ângulos
7.3 – Desigualdade e geometria

08 – Descobrir o caminho
8.1 – Como localizar
8.2 – Equações do 1º grau com duas variáveis

*3º trimestre

09 – Sistemas em nossas vidas
9.1 – Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis

10 – Razões na vida...
10.1 – Razões
10.2 – Razões no dia-a-dia

11 – Investigação de proporcionalidades
11.1 – Proporcionalidade
11.2 – Proporção
11.3 – Grandeza
11.4 – Regra de três simples
11.5 – Regra de três composta

12 – Quanto por cento?
12.1 – Porcentagem ou taxa percentual
12.2 – Porcentagem e gráfico de setores
12.3 – Juros simples

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Técnicas
 aulas expositiva e dialogada
 atendimentos e observações individuais e coletivas
 discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
 utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos
 quadro e giz
 lousa digital
 artigos
 material impresso/xerocado
 cartolina/papel cartão, cola e tesoura
 Sala de informática/internet
 Apostila
 Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;
• Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;
• Nota de participação que contemplará freqüência, deveres, respeito e participação;

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.


Professor Michelsch